Rua Barão de Aguiar, 108

São Paulo - SP

CEP 04611-040

Contato
Acompanhe

O Ponto de Cultura Ritmos do Coração atua desde 2009 com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso às artes e a cultura para as pessoas com deficiência. Ele busca fortalecer o sentido de pertencimento, reconhecimento e valorização da diversidade, incentivando esse público a participar de atividades culturais e criativas, se expressar livremente, sem preconceitos e sem barreiras, reconhecendo a cidade como um espaço de convivência voltado para o benefício coletivo com livre acesso ao patrimônio que nos é comum. Participa ativamente do processo de transformação social desenvolvendo ações efetivas, criativas e inovadoras incentivando o protagonismo das pessoas com deficiência, para que falem em primeira pessoa sobre suas demandas, necessidades e interesses, com o engajamento e reconhecimento da sociedade. Com uma trajetória de treze anos contamos, conta com experiências advindas de uma atuação abrangente e diversificada através do planejamento e execução de projetos, ações e eventos artísticos e culturais, do aprimoramento da metodologia focada em mediação cultural acessível, além do desenvolvimento de diferentes projetos nas áreas de formação e difusão:

  1. Artes
    Queremos ampliar e garantir as pessoas com deficiência o acesso a diferentes linguagens artísticas, simbólicas e lúdica, criando oportunidades e condições para que sejam incluídas e reconhecidas pela sociedade podendo usufruir desses bens, seja como expectadores/consumidores ou produtores/artistas criadores.
  2. Cultura
    Incentivamos o acesso equitativo das pessoas com deficiência às diferentes expressões culturais estimulando a afirmação das identidades sociais e pessoais e o desenvolvimento de uma consciência cidadã, por meio da convivência, uma vez que o impacto da inclusão ocorre em quem é incluído e nos demais.
  1. Atividades Formativas
    Buscamos implementar projetos de iniciação cultural e artística oferecendo cursos livres e oficinas, interações estéticas e éticas, assim como fomentando a difusão e circulação dos bens culturais visando abrir um caminho de mão dupla, mais participativo, interativo, estimulando a produção criativa e demonstrando que a cultura está presente em todos os lugares e em todas as pessoas.

Em 2013, recebeu a certificação de Instituição Cultural, pela Secretaria de Estado da Cultura, e certificação de Entidade Promotora de Direitos Humanos, pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em 2014, a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), passou a integrar a Rede de Pontos de Cultura de São Paulo, sendo reconhecidos pela Secretaria da Diversidade Cultural e MinC. O certificado comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção.