Pontos de Cultura

O Coletivo Bela foi criado em 2007 com o apoio do Instituto Bela Vista Bela, atualmente, é integrado por artistas, arte-educadores, artesãos, gestores e produtores culturais, fotógrafas, designers, videomakers, tecmakers, estudantes de história da arte e cultura negra, gastronomia, turismo, engenharia e arquitetura.Atua em eixos interligados de formação, produção e difusão do conhecimento e desenvolvimento …

Coletivo Bela Leia mais »

Deixa Ela Tocar é um grito com intuito de (re)pensar a mulher em sua potencialidade artística para o fortalecimento enquanto instrumentista, produtora e todas as práticas artísticas e culturais. O espaço casa delas nasce da união de mulheres dos territórios periféricos de cidade Ademar, Pedreira e Jabaquara, que juntas idealizam e realizam ações artísticas e …

Espaço Independente Cultural Casa Delas Leia mais »

Desenvolvemos projetos sócio culturais e educacionais em parceria com escolas e comunidades carentes de São José dos Campos. Hoje o ponto de cultura atua nas comunidades Santa Cruz e Banhado, com oficinas de circo, brinquedos, bate lata, capoeira, dança de rua. Desenvolve também um projeto de cineclube, com exibições mensais. Além de manter o Projeto …

Caminhos da Cultura – Velhus Novatus Leia mais »

O Ponto de Cultura Amorim Rima/Ceaca tem como objetivo buscar a participação e a integração da comunidade às artes em geral (música, dança, teatro, literatura oral e etc.) e à cultura afro-brasileira e indígena em particular. Como ponto de cultura, o Ceaca tem como missão a pesquisa da capoeira e outras danças circulares das culturas …

Amorim Rima/CEACA Leia mais »

A Casa Crespa é o Ponto de Cultura do coletivo Manifesto Crespo, ateliê localizado na cidade de São Paulo que desenvolve ações multi-artísticas e de pesquisa. O coletivo Manifesto Crespo promove através da arte-educação, discussões étnico-raciais com recorte de gênero e sexualidades, por meio de atividades artísticas em que a população reconheça e identifique situações de …

Casa Crespa Leia mais »

Fundado em 2011, o Grupo Raízes de Atibaia tem como foco o resgate, fomento e divulgação da música caipira. Desenvolve através de sério trabalho de pesquisa, um repertório repleto de canções de autores paulistas em sua essência. Sob a regência de Rafael Cardoso, o grupo recebe em seus ensaios e aulas permanentes, técnicas de seus …

Raízes de Atibaia Leia mais »

O Coletivo Kino-Olho foi fundado em 2005 pelo cineasta João Paulo Miranda Maria. Nos dezoito anos de existência do coletivo foram e são desenvolvidos trabalhos sociais vinculados à arte, como festivais de cinema, oficinas profissionalizantes, oficinas escolares, criação e publicação de revistas, mostras em espaços públicos, participações em seminários em universidades, além da produção de …

Coletivo Kino-Olho Leia mais »

Um coletivo multilinguagens, sediado em São José dos Campos que mantem um sede no município.

NHANDUTI DE ATIBAIA dedica-se desde 2004-05 à pesquisa, resgate e promoção da RENDA TENERIFE, conhecida como NHANDUTI. Vinda da Espanha, a tecelagem adquiriu características próprias em cada região das Américas em que se aculturou, tendo seus motivos reescritos pela cultura guarani, com a fauna, a flora e entorno do Novo Continente. Expressão da diversidade cultural …

NHANDUTI DE ATIBAIA Leia mais »