Esta é uma ação de encantamento social, articulação e impulsionamento da Rede dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo para sentir, pensar e agir sobre o futuro da Política Nacional Cultura Viva nos municípios, no estado de São Paulo e no Brasil.

Esta versão é inspirada nas TEIAS dos Pontos de Cultura tanto nacionais quanto estaduais, e também até regionais ou municipais, que sempre aconteceram de forma presencial desde 2006.

Ela é fruto de demandas e reivindicações do Fórum Permanente dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo que deliberaram, em 2020, para que parte dos recursos públicos disponíveis em convênio pudessem fomentar algum modelo de Teia Virtual em contexto do “boom de lives”. Ela foi, portanto, inicialmente projetada para acontecer nos momentos mais críticos da pandemia de COVID-19.

Pelos desafios do período pandêmico, e dos trâmites governamentais tanto em âmbito Federal quanto Estadual, incluindo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com a Associação Paulista Amigos da Arte, além do período eleitoral – é por esses e outros desafios que a Teia Digital se inicia neste final de ano de 2022.

Há ainda o desafio dessas todas acima com também a proposta de gestão compartilhada via Fórum Permanente dos Pontos de Cultura SP que esteve esse tempo todo cobrando, pautando, sugerindo, fiscalizando. E é justamente por isso que tal Teia Digital tem ainda seu poder de impulsionar  autonomia, protagonismo e empoderamento social como sendo seu o ponto de partida.

Entre tradição, criação e invenção esta Teia Digital também se propõe a ser um evento-processo, pois é tecida e produzida em rede para além de uma eventualidade. É encontro contínuo. Vai para além de um dia ou alguns poucos dias. Ela é uma espécie somatória de cortejo, com mostra artística e feira de negócios solidários e criativos virtual e permanente, com mística e encantamentos da arte do encontro, interações estéticas, juntando Pontinhos, Pontos, Pontões, Mestras(es) Griôs, e muito mais da nossa Cultura Viva de São Paulo.

Para atravessarmos juntos o tempo, e irmos para além da eventualidade, esta Teia Digital sendo processo contínuo terá site e cadastramentos e mapeamentos como ferramentas para interação, geração de dados, produção e partilha de conhecimento colaborativos, memórias, história, agendas de divulgação de atividades que ocorrerão, além de reflexões sobre o presente e o futuro, e mais trocas solidárias e criativas na geração da economia viva.

Conheça mais. Explore o site que apenas se inicia e participe deste processo polifônico de toda diversidade Cultura Viva com seus Pontos de Cultura no estado de São Paulo.

Durante o mês de janeiro de 2023 serão realizadas ações temáticas de formação, mutirões, estímulos aos Fóruns Regionais e Fórum Permanente Estadual, e ainda também rodas de conversa virtuais.

Por isso fique atento aqui na programação deste nosso site que é seu também, é de todos nós. Se ainda não entrou em um dos grupos de whatsapp da TEIA Digital entre agora e receba de forma organizada e eficiente em tempo real. Venha! Participe. 

Quero receber dos detalhes e oportunidades!  

Entre agora os grupos são silenciosos e os administradores de conteúdo postam atualizações sobre a Teia, o Fórum, e novidades na Rede Paulista dos Pontos de Cultura.

OBJETIVOS DA TEIA DIGITAL SP 

– Fortalecer, difundir, consolidar e ampliar o cumprimento da Política Nacional Cultura Viva e do Sistema Nacional de Cultura (quanto a participação social e proposição de organização das políticas públicas)

– Potenciar a articulação em rede e promover uma maior viabilidade a expansão da Rede Pontos de Cultura São Paulo

-Fomentar a geração de conhecimento e troca de informações através da valorização da memória da Rede dos Pontos de Cultura

– Visibilizar conteúdos, produtos e processos desenvolvidos nos Pontos de Cultura de todas as regiões do estado de cada região através de um intercâmbio cultural

–  Impulsionar a articulação do Fórum Permanente dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo

-Contribuir na partilha de informações e atualizações advindas da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura para a Rede Paulista Cultura Viva.

-Ampliar as possibilidades da rede na sua organização por meios digitais.