Rua Monjolo, 255

Itapecerica da Serra - SP

CEP 06871-230

Contato
Acompanhe

O Instituto Arapoty tem como missão a difusão da história, cultura e valores dos povos ancestrais do Brasil; e o apoio ao fomento e desenvolvimento de ações eco sustentáveis em comunidades tradicionais e sociedade em geral. Com sede em Itapecerica da Serra e bureau de apoio na França, atua há 23 anos através de seminários, oficinas, cursos, publicações, programas culturais e educativos para educadores, estudantes, artistas e a sociedade em geral. Em 2005, a ideia que resulta na ação geral do Instituto Arapoty foi premiada e reconhecida como inovadora e de caráter empreendedor por uma das maiores instituições do empreendedorismo social do mundo: a Ashoka Empreendedores Sociais, presente em 52 países.

Entre os anos de 2005 e 2015 o Instituto Arapoty, organizou em Itapecerica da Serra, parceria com a Prefeitura Municipal, exposições de arte indígena seguida de palestras educativas e apresentações culturais com representantes de diferentes etnias indígenas; organizou diversas feiras de artesanato, reciclagem, etc; com o objetivo de transmitir valores humanos, respeito à diversidade cultural e fomento à cultura e cidadania. Assim, nasceu o espaço Arapoty Cultural, que no ano de 2009 foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, atuando com diversas ações baseadas nas matrizes indígena e africana, objetivando a formação de 30 jovens pelo período de 3 anos como agentes culturais, e ainda oferecendo atividades culturais para a comunidade local e visitantes, tanto no espaço urbano como na sede, na área rural.

As atividades culturais continuaram e novos grupos se formaram ou se fortaleceram a partir da experiência do Ponto de Cultura como Grupo Manuí (Leandro Pfeifer e Tatiana Zalla), Cia Deodara (musicalidade africana), Salloma Sallomão músico e doutor em historia africana, Kaká Werá que fortaleceu seu trabalho como escritor e palestrante. Assim, os trabalhos se ampliaram e os então professores no Ponto de Cultura seguiram suas jornadas criativas e artísticas, sem no entanto, desfazer seus laços com Instituto Arapoty. Atualmente o trabalho desenvolvido no Ponto de Cultura segue com o foco de levar os valores da cultura indígena e de temas relacionados a ela, como meio ambiente, espiritualidade, valores humanos, e as tantas expressões da arte, através de oficinas culturais em escolas.

A proposta do Ponto de Cultura ARAPOTY CULTURAL para 2022/2023 é levar as atividades que desenvolvemos ao longo dos anos para as escolas, pois percebemos que muitas diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras nos buscam com o desejo de conhecer melhor a cultura indígena e sua diversidade. Nesse momento, em que estamos vivendo ataques ao meio ambiente e aos povos indígenas, percebemos que a falta de conhecimento sobre os valores que guiam os saberes indígenas, sua relação de respeito com a terra e tudo que nela habita e a milenar capacidade dos povos indígenas de viver em harmonia com o meio ambiente, assim, se faz urgente que possamos estar nas escolas levando a visão dos povos ancestrais e buscar sensibilizar o maior número de pessoas para a urgência do equilíbrio entre as necessidades urbanas e a capacidade de renovação do meio ambiente, e desta forma, contribuir para a formação de uma geração mais consciente, à partir do exemplo e da percepção de outros caminhos que não o do modelo atual.

Instituto Arapoty continua acreditando que podemos ser uma nova tribo Humana.